Dragagem no Porto de Santos deve ficar pronta até junho, diz BTP

Trecho 4 é o mais prejudicado, com um calado operacional de 11,2 metrosO presidente da Brasil Terminal Portuário (BTP), Henry Robinson, disse que tem a expectativa de que a obra emergencial de dragagem no trecho quatro do Porto de Santos, onde o empreendimento está localizado, fique pronta até junho. Este é o trecho mais prejudicado até o momento, com um calado operacional de 11,2 metros, enquanto os demais trechos (um, dois e três) apresentam calado operacional de 12,7 metros, diferença que leva a uma distorção da concorrência no porto.

O tamanho do calado – diferença entre a linha d’água e a quilha do navio – no trecho quatro do Porto de Santos atrapalha as operações da BTP e impede que o terminal opere na sua capacidade plena, pois fica impossibilitada de receber navios com maior volume de carga. Por isso a empresa e o terminal concorrente EcoPorto, que também se encontra no trecho 4, resolveram bancar por conta própria a dragagem que é de responsabilidade do poder público, mas que não conseguiria resolver o problema em um prazo considerado aceitável.

Segundo Robinson, as duas empresas juntas já gastaram R$ 6 milhões na dragagem do canal do porto.

– É prioridade total completar essa obra para atingir uma isonomia competitiva com os demais terminais no porto – disse o executivo.

Robinson explicou que os trabalhos encontram dificuldades por conta do material rochoso encontrado no solo do canal.

– Se não tivermos mais empecilhos até o início de junho a dragagem termina – disse.

A dragagem foi alvo de crítica de Robinson durante sua apresentação no evento. O governo havia realizado uma licitação para aumentar a profundidade no canal do Porto de Santos para 15 metros. O contrato, no entanto, venceu no final do ano passado sem que essa medida fosse atingida.

De acordo com Robinson, quando o governo fez o anúncio de que a profundidade seria aumentada para 15 metros, ele provocou uma mudança nos planos das companhias que realizam a logística portuária do País. As empresas armadoras e os terminais portuários investiram e se prepararam para operar navios maiores, o que proporciona ganhos de escala para as companhias.

– Afetou a logística mundial, mas o governo não cumpriu o programado – disse.

Para a segunda etapa do Plano Nacional de Dragagem (PND2), o presidente da BTP exige que seja feito um bom projeto e execução dos trabalhos de forma mais eficiente para que a distorção entre as áreas do porto não aconteça novamente no futuro. Ontem a Secretaria de Portos (SEP) divulgou o edital para a realização da dragagem no canal do Porto de Santos, cujas propostas de interessados serão entregues no dia 11 de junho.

– Vamos acompanhar essa licitação e queremos ter certeza de que houve aprendizado por parte do poder público em relação ao último contrato de dragagem – diz.

• Codesp homologa calado de 12,7m em três dos quatro trechos de
Santos

Usina em Minas Gerais

A Justiça Federal de Minas Gerais proibiu Furnas de liberar o reservatório da Usina Mascarenhas de Moraes, localizada entre Ibiraci e Delfinópolis, ambas no Sul do Estado. O Operador Nacional do Sistema (ONS) determinou neste mês que a água da usina, a única no Sudeste do País com nível razoável (74,9% da capacidade), seja liberada para outras hidrelétricas visando garantir a produção de energia, principalmente, durante a Copa do Mundo de Futebol.

O problema é que essa redução prejudicaria vários municípios no entorno da represa, que baixaria 13 metros afetando diretamente a agricultura, o turismo, a piscicultura e outras atividades. Diante disso, as prefeituras de Delfinópolis, Passos e São João Batista do Glória, todas em Minas, conseguiram na Justiça uma liminar que suspende a determinação.

Na região da Usina Mascarenhas de Moraes, conhecida também como “Usina de Peixoto”, moradores garantem que a água já começou a diminuir e a represa estaria 3 metros mais baixa. A medida judicial não é a única ação contra a redução do reservatório. Protestos têm sido realizados e o assunto deverá ser tratado na Câmara Federal em Brasília.

Em Delfinópolis, durante a audiência desta semana, o gerente de administração de Furnas Centrais Elétricas, Marcos Alves Morais, reiterou esta informação, alegando que a represa compõe o sistema elétrico nacional, que é todo gerenciado pelo ONS.

– Em função da pior seca que o País está vivendo nos últimos 50 anos, o ONS tem buscado diferentes medidas de gerenciamento dos recursos hídricos. O uso dessa água não é uma ação isolada. Vários outros reservatórios estão em processo de depressionamento (redução do nível) – justificou.

• Marinha reduz calado e paralisa escoamento de grãos da hidrovia Tietê-Paraná

• DNP diz que 500 funcionários devem ser demitidos devido à paralisação das operações na hidrovia Tietê-Paraná

• Leia mais notícias de Logística

Agência Estado