Ferrovia Norte-Sul ganha mais 855 quilômetros

Presidente Dilma destaca que Sistema Ferroviário Nacional aumentará a competitividade intramodalA presidente Dilma Rousseff destacou na quinta, dia 22, a importância da ampliação da infraestrutura de transporte pelo território nacional durante a cerimônia de inauguração de um trecho de 855 quilômetros da ferrovia Norte-Sul, que liga as cidades de Anápolis (GO) e Porto Nacional (TO). Concebida há mais de duas décadas a ferrovia terá mais de quatro mil quilômetros e interligará 10 Estados do território nacional.

Segundo o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), serão investidos R$ 4,2 bilhões na Norte-Sul, que passará a ser ferrovia estruturadora do Sistema Ferroviário Nacional, ao proporcionar acesso de produtores a vários portos e corredores de exportação estimulando a competitividade intramodal.

A expectativa inicial é a de que um volume de quatro mil toneladas de minério de ferro circule pelo trecho entre Anápolis e Porto Nacional, tendo como destino o porto de Itaqui, na região de São Luís (MA).

– Considero que eu vi aqui hoje em Anápolis é que recuperamos a iniciativa do investimento em ferrovias – disse a presidente.