Relatório da Acrimat mostra situação da pecuária em Mato Grosso

Levantamento mostra dificuldades logísticas enfrentadas pelos pecuaristas, que recebem um dos preços mais baixos pela arrobaA Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat) divulgou o balanço da quarta edição do seu relatório sobre a situação da pecuária no Estado. Com o tema de "Eficiência produtiva e econômica", o documento revela problemas de infraestrutura, como estradas precárias e cidades isoladas; e econômicos, como o pagamento do insumo mais caro do Brasil e o preço baixo pela arroba paga.

Este é o reflexo do descaso enfrentado por quem depende da precária logística em algumas regiões de Mato Grosso e que foi flagrado pela comitiva do projeto “Acrimat em ação”, que visitou nesta edição mais de 30 municípios do Estado.

O relatório com os problemas levantados serão encaminhados aos órgãos responsáveis.

– Colhemos todas essas demandas para propor políticas públicas para podermos pensar o nosso negócio. Por exemplo, todos os anos, nós fazemos um relatório das condições de estradas por onde nós passamos, isso será encaminhado formalmente ao Dnit e a Secretaria de Infraestrutura do Estado – comenta Luciano Vacari, superintendente da Acrimat, acrescentando que houve muita pouca melhora entre a edição de 2013 e a edição atual.

• Acesse o especial SOS Logística

A participação dos produtores nas palestras foi o destaque esse ano. Segundo os organizadores, cerca de 4.500 pecuaristas acompanharam de perto as palestras apresentadas pelo engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz, José Renato Silva Gonçalves.

– Tentamos levar informações básicas e até informações conceituais para o produtor conseguir aplicar sem muito custos. Falamos de manejo de pastagem de estação de monta, de suplementação animal, mais ainda nos aspecto básico chamando a atenção do produtor, que precisa se preocupar com muitos detalhes – analisa o pesquisador.

• Leia mais notícias de economia

Clique aqui para ver o vídeo