O professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Jerson Guedes, será o responsável por falar sobre as pragas. Na última safra, os agricultores gaúchos sofreram com a chegada da Helicoverpa ao Estado. Guedes afirma que houve muita desinformação sobre o tema.
– A Helicoverpa determinou um aumento de gastos significativos em 2013. Isso leva a retomar os princípios do manejo integrado de pragas e o controle de lagartas para racionalizar o uso de inseticidas – salienta.
• Confira o nosso especial sobre a praga
Por fim, na parte de doenças das plantas, o engenheiro Agrônomo e pesquisador da área de Proteção de Plantas da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), Fabiano Siqueri, apresentará a evolução do controle de ferrugem da soja e outras doenças. Ele trará a experiência do manejo de doenças e desenvolverá as dificuldades encontradas com populações resistentes a fungicidas. Siqueri destaca a necessidade de maior conhecimento sobre a biologia de doenças e a compreensão real da ação dos fungicidas.