Confiança dos fornecedores do setor sucroalcooleiro cai após três anos de estabilidade

Empresas apontam incertezas das eleições e falta de incentivos para diversos setores como fatoresO Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético (ICFSS Reed Multiplus/Fundace) fechou o mês de maio com queda de 0,06 pontos na comparação com a rodada anterior (fevereiro), atingindo 0,41 pontos. O índice segue abaixo do nível de confiança que é de 0,50 pontos com queda de 0,15 pontos na comparação com maio de 2013, quando o indicador atingiu 0,56 pontos.

O índice da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP é composto por indicadores que medem as expectativas dos gestores e as condições atuais do setor, na avaliação dos próprios entrevistados. Cada indicador é composto por quatro variáveis: economia geral, condições do setor sucroenergético, fornecedores e empresa em geral.

De acordo com o relatório, a queda está vinculada ao fato de que tanto as condições atuais quanto as expectativas em relação ao setor sucroenergético fecharam a rodada com variações negativas. Na rodada de fevereiro as expectativas atingiram 0,49 pontos enquanto que em maio este valor foi de 0,44 pontos. No mesmo período o indicador condições atuais caiu de 0,43 para 0,36 pontos.

• Setor sucroalcooleiro está ‘moendo usinas’, diz secretária da Agricultura e Abastecimento de SP

• Confira a cotação da cana-de-açúcar

As empresas que responderam a pesquisa destacam esforços do governo para eventos da Copa do Mundo de futebol e as eleições desse ano como fatores que tornam preocupante a atual situação econômica no país. O relatório destaca que as incertezas da situação política geram queda na expectativa para a economia no próximo semestre.

Confira o relatório