Operação no Paraná apreende 380 quilos de agrotóxicos ilegais

Ao todo foram aplicadas multas que totalizaram R$ 502 milO Ministério da Agricultura realizou no início deste mês operação de fiscalização de agrotóxicos em propriedades rurais das regiões oeste e sudoeste do Paraná. Ao todo foram aplicadas multas que totalizaram R$ 502 mil. Além das apreensões de produtos, foram lavradas ainda três prisões em flagrante.

• Saiba como funciona o sistema de devolução de embalagens de agrotóxicos

Durante a operação, foram apreendidos 380 quilos de agrotóxicos ilegais, totalizando um volume de 172 embalagens cheias e 45 vazias. A quantidade de agrotóxicos ilegais encontrados nas propriedades rurais foi maior, se comparada às operações anteriores realizadas no Paraná. O número é alarmante, já que, praticamente 10% das propriedades fiscalizadas tinham produtos ilegais, informa o ministério, por meio de comunicado.
 
No total, foram mobilizadas 12 equipes e a operação resultou na fiscalização de 252 propriedades rurais em 30 municípios e autuação de 24 produtores rurais por uso ou depósito de agrotóxicos ilegais.

Segundo o superintendente Federal de Agricultura no Paraná, Gil Bueno de Magalhães, os agrotóxicos ilegais, ou seja, sem registro, contrabandeados e falsificados, não têm registro no Ministério da Agricultura e não atendem às exigências dos órgãos responsáveis. Além da Superintendência Federal de Agricultura no Paraná (SFA/PR), participaram da operação o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e a Policia Ambiental do Paraná (Força Verde).

Agência Estado