Agroconsult eleva projeção de safrinha de milho para 46,6 milhões de toneladas

Goiás terá uma safra 16% maior em relação a safra 2013/2014A segunda safra de milho brasileira somará 46,6 milhões de toneladas, na projeção mais recente da consultoria Agroconsult. Se confirmada, a produção será apenas 1% inferior à colheita da temporada passada, de 46,9 mi de ton, e ficará acima da estimativa oficial da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de 43,75 mi de ton.

• Confira a cotação do milho

Segundo a Agroconsult, Paraná e Mato Grosso devem reduzir a produção em 6% e 14%, respectivamente, devido à menor área plantada e também em consequência do clima. Com chuvas em excesso durante a semeadura, Mato Grosso cultivou parte do cereal fora da janela ideal de plantio. Goiás e Mato Grosso do Sul, de outro lado, colherão safra 16% e 6% maior.

Contrariando a expectativa inicial, de que os preços baixos poderiam desestimular o plantio em área equivalente à do ano passado, 9,03 mi de hectares foram destinados ao milho de segunda safra, apenas 0,22% menor do que os 9,05 mi de hectares da temporada passada. Paraná e Mato Grosso  diminuíram a área em 12% e 5%, respectivamente. Em compensação, Goiás ampliou em 8%, completou a Agroconsult.

Agência Estado