Veja as notícias de Agricultura mais lidas de 7 a 13 de junho

Queda na produção devido a alteração do clima foi o assunto mais lido; confira relação completa1) Mudanças climáticas causam queda da produtividade agrícola no mundo

As mudanças climáticas têm causado alterações nas fases de reprodução e de desenvolvimento de várias culturas agrícolas, entre elas o milho, trigo e café. Os impactos dessas alterações já se refletem na queda da produtividade no setor agrícolas do Brasil e Estados Unidos.

2) Nova mistura de biodiesel ao óleo diesel deve impulsionar produção de soja

Produtores de soja que fazem parte do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel aguardam com grande expectativa pelo mês de julho, quando passa a valer a Medida Provisória que aumenta de 5% para 6% a mistura do biodiesel no óleo diesel. A demanda pelo biocombustível deverá crescer, impulsionando também a produção no campo. Até o fim do ano, já está um segundo aumento da mistura já está previsto.

3) Maior porto privado do Brasil deve começar a operar no fim de 2016

O maior porto privado do país deve começar a operar no fim de 2016. O Porto Central, que será construído em Presidente Kennedy, no Litoral Sul do Espírito Santo, ocupará uma área de 20 milhões de metros quadrados e deve receber investimentos de cerca de R$ 5 bilhões. O projeto será tocado pelo gestor do Porto de Roterdã e pelo governo do Estado. O superporto vai usar o sistema similar ao de Roterdã.

4) Produção de grãos vai a 193,6 milhões de toneladas, estima Conab

A produção de grãos no Brasil deve chegar a 193,6 milhões de toneladas, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgada nesta terça, dia 10. A estimativa é do 9º Levantamento de Grãos da Safra 2013/2014 e representa um aumento de 2,6% ou o equivalente a 4,9 milhões de toneladas acima da safra passada que foi de 188,7 milhões de toneladas.

5) Especialistas debatem ineficácia de tecnologia BT em Cuiabá (MT)

As tecnologias BT têm sido menos resistentes a pragas. A constatação é de especialistas, que consideram que as sementes transgênicas dessa linha estão ameaçadas. O assunto foi discutido em um encontro, em Cuiabá (MT), nesta segunda, dia 9.