Safra 2014 do Ceará tem quebra de 25% até primeira quinzena de junho

Resultado é positivo para o Estado, que teve chuvas regularesA perda de safra no Ceará é de 25% em 2014, segundo dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). O número foi calculado até 15 de junho e apresentado na reunião do Comitê Integrado da Seca do Estado.

– Em 2013, a perda foi de 72%. Este ano nós tivemos uma boa produção em virtude das chuvas, que foram finas, mas tiveram continuidade – disse o diretor técnico entidade, Walmir Severo.

O que ainda preocupa são os níveis dos açudes ceareanses. De acordo com a Fundação Cearense de Metereologia, a tendência é que em 2014 aconteça o fenômeno El Niño, o que alerta as autoridades para mais um ano de seca.

– As chuvas que caíram no Ceará não foram suficientes para abastecer os açudes, por isso o Estado vai continuar com as ações de abastecimento de água, seja através dos sistemas de abastecimento ou da construção de adutoras, da operação carro-pipa e do investimento em projetos produtivos – prometeu o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.
 
Garantia-Safra
 
A Ematerce deve iniciar a elaboração de laudos de perdas de safra nesta semana. Depois de concluídos, os laudos são enviados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para que o pagamento do Garantia-Safra seja iniciado. A expectativa é de que mais agricultores familiares, de 40 municípios, tenham confirmada perda acima de 50%.
 
Bolsa-Estiagem
 
Até o início de junho, 339.416 agricultores familiares foram beneficiados com o Bolsa-Estiagem, segundo o secretário. Cada um recebeu R$ 80 e continuará recebendo o benefício até que sejam concluídos os laudos de perdas desta safra.