Senar e Embrapa abrem primeiro centro educacional especializado em gado de corte

Em ação inédita, entidades oferecem cursos gratuitos de profissionalização para trabalhadores do campoO treinamento e a capacitação profissional são essenciais para o sucesso dos negócios em todas as áreas de mercado. Na pecuária, não poderia ser diferente, mas diversas pesquisas revelam que um dos maiores problemas do campo é justamente a falta de profissionalização dos funcionários das fazendas, o que gera falta de produtividade na pecuária e resulta, também, na má remuneração desses trabalhadores.

Para que a situação melhore, muitas ações profissionalizantes são tomadas nesse sentido. Em 2015, com um projeto inédito e de iniciativa conjunta do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Embrapa Gado de Corte (MS), surge o primeiro centro de educação especializado em pecuária de corte do Brasil.

Nesta quarta, dia 25, o superintendente do Senar/MS, Rogério Bereta, veio ao Giro do Boi contar mais sobre esse programa da empresa e explicar a importância da profissionalização do colaborador e do manejo correto do gado de corte.

– Temos sérias dificuldades em encontrar pessoas qualificadas para exercer aquelas atividades que requerem alta tecnologia. Essa falta de qualificação leva a uma baixa remuneração, fator que leva à saída da pessoa do campo – esclarece Bereta.

Segundo o superintendente, o curso oferecido será totalmente gratuito e terá duração de aproximadamente um ano e meio. O aluno terá toda grade de capacitação necessária para fazenda, podendo atuar efetivamente na pecuária de corte, com conhecimento em inseminação artificial, vacinação, reforma de pastagem, planejamento e gestão.

Também entrevistado pelo programa, o professor da Unesp/Jaboticabal Mateus Paranhos dá algumas recomendações de manejo:

– Ele deve ser feito de forma calma, evitando qualquer estratégia agressiva, como gritos. Aproveitar as rotinas de manejo pra estabelecer melhor relação com o gado.

• Veja a reportagem:

Clique aqui para ver o vídeo