Conselho Monetário Nacional prorroga ajustes de preços de referência para agricultura familiar

Governo federal pretende destinar R$ 60 milhões em subsídios aos produtores rurais familiares até 2015O Conselho Monetário Nacional (CMN) prorrogou até 9 de julho de 2015 os ajustes nos preços de referência do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF), cujo vencimento ocorria nesta quinta, dia 10. A decisão foi tomada em reunião extraordinária do CMN.

O valor de referência é o mecanismo que garante a remuneração do agricultor familiar. É ele que serve de base para garantir retorno ao agricultor na hora de quitar financiamentos de custeio e investimento, tomados no programa.

– A garantia do PGPAF ocorre na forma de bônus de desconto, concedido na parcela do financiamento, e corresponde à diferença porcentual entre os preços de garantia, definidos anualmente para cada produto e os preços médios de comercialização, praticados no mercado no mês anterior ao do pagamento do financiamento – registrou o CMN.

Recursos

O governo federal calcula que pode destinar até R$ 60 milhões em subsídio aos produtores rurais familiares até meados do ano que vem, dentro de uma estratégia para garantir remuneração aos agricultores. Foi com base nessa estimativa que o CMN decidiu prorrogar os ajustes nos preços de referência do PGPAF

Agência Estado