• Leia mais notícias de algodão
Os cotonicultores de Mato Grosso do Sul deverão colher 62,2 mil toneladas da fibra em pluma nesta safra 2013/2014, segundo a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). O Estado é o quarto maior produtor do Brasil, atrás de Mato Grosso, Bahia e Goiás, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
• Câmbio em baixa pode prejudicar as negociações do algodão em Mato Grosso
Ainda que não seja o maior produtor do País, o Estado deverá continuar como líder em produtividade na cultura, com 1,65 mil quilos por hectare estimados para esta safra. A produção nacional de algodão está prevista em 1,697 milhão de t, representando aumento de 29,5% em comparação com o período anterior (1,310 milhão de t). Conforme a Conab, o bom desempenho é resultado da recuperação dos preços no mercado interno ao longo de 2013, favorecida pela oferta mais restrita, a elevação dos preços no mercado externo com tendência de manutenção e os atuais baixos preços de commodities concorrentes, notadamente a do milho.
A Conab estima para 2014 oferta total de algodão (estoque inicial, mais produção e mais importação) de 2,032 milhões de t. A demanda total (consumo interno mais exportação) está projetada em 1,530 milhão de t. Desse modo, a previsão de estoque de passagem no encerramento do exercício de 2014 é de 502,3 mil toneladas de pluma. Segundo a Conab, esse volume é suficiente para abastecer a indústria nacional e honrar compromissos de exportação por um período aproximado de quatro meses.
• Setor de algodão antecipa necessidade de leilão de Pepro para esta safra