Clima favorece e safra de manga deve ser maior em São Paulo

No Nordeste, mosca da fruta preocupa produtores que aguardam apoio do MapaSão boas as perspectivas sobre o desempenho da safra 2014/2015 de manga, em Monte Alto/Taquaritinga (SP). Os produtores afirmam que o volume produzido na próxima temporada deve ser maior que o da safra anterior. O levantamento é do boletim mensal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

• Poda dos pomares de maçã é intensificada no Sul

Com o El Niño atuando no BrasilEl Niño

A previsão de início de colheita da manga tommy em Monte Alto/ Taquaritinga é a partir do final de outubro; e a da palmer, em novembro. Além do mercado interno, as mangas paulistas são destaque nas exportações no segundo semestre, quando são enviadas tanto para os Estados Unidos, quanto para a Europa.

Mosca da fruta preocupa exportadores do Vale

Ameaçados pela incidência da mosca da fruta, produtores de manga do Vale do São Francisco entregaram uma lista de medidas preventivas para o Ministério da Agricultura (Mapa), no início de junho. Dentre as medidas, estão: controle químico, técnicas de manejo da produção, contratação de fiscais sanitários para a região e a criação de um fundo para financiar as ações de controle da praga.

O receio de produtores deve-se, principalmente, ao recente problema enfrentado pela Índia, que teve suas mercadorias banidas pela União Europeia em maio, devido à presença da mosca da fruta. Produtores nordestinos tentam agir rapidamente para não enfrentar as mesmas dificuldades indianas.