Novas regras devem garantir menos desgaste para os cavalos no Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha 2014

Começa nesta semana a 37ª edição do Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho da Raça Quarto de MilhaAvaré, no interior de São Paulo, recebe nesta semana a 37ª edição do Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho da Raça Quarto de Milha. Nove dias de provas, diferentes modalidades, que atraem competidores de várias partes do Brasil. São mais de 5.400 inscrições de competidores, para disputar 18 modalidades.

Algumas regras e cuidados foram criados para que o cavalo possa mostrar todo seu potencial. Com um número tão grande de competidores, a novidade este ano foi a distribuição das provas. O cronograma foi montado para não deixar competidores e cavalos esperando muito tempo pela vez de participar.
 
Mais da metade das 5.400 inscrições feitas foram para a prova dos tambores. Modalidade popular e bastante disputada. Para fazer o reconhecimento da pista oficial de Tambores estão sendo distribuídas senhas com data marcada. Entram apenas 10 competidores por vez, além do aquecimento, cada um tem um minuto – no máximo – para fazer o circuito. Se alguém extrapolar o tempo permitido pode ser multado.
 
A área de competição foi toda cercada e protegida, para que nem o sol atrapalhe. Todo esse cuidado, porque a prova dos 3 tambores é definida por milésimos de segundos. Qualquer variação no solo, pode interferir no resultado.
 
E aqueles que quiserem treinar por mais tempo com o cavalo não precisam se preocupar. Uma pista paralela foi montada ao lado da oficial, para quem quiser treinar o tempo que for preciso.