Exposição Nacional do Mangalarga Marchador 2014 começa em Minas Gerais

Mais de 150 mil visitantes são esperados, durante os 11 dias do eventoComeçou em Belo Horizonte, a capital mineira, a 33ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador. Os organizadores esperam movimentar mais de R$ 9 milhões, aumentando o faturamento da edição passada. Negócios que devem ser gerados, por exemplo, através de leilões e shoppings de animais na maior feira equestre da América Latina.

• Presidente sanciona lei que declara cavalo mangalarga marchador como raça nacional

Cerca de 1500 cavalos de todo o país vão participar de concursos de marcha, julgamentos, provas funcionais e sociais. O Parque da Gameleira é o palco para genética do melhor cavalo de sela do país. Somente os melhores equinos dos últimos 12 meses, aprovados nas disputas regionais, conseguem o direito de disputar a principal pista de julgamento da raça, que sedia 118 categorias. Desde julho de 2013 até o fim deste mês, foram realizados mais de 280 eventos oficiais.
 
O criador José Castilho, que investe na raça mangalarga marchador há 19 anos, veio da cidade de Ananindeua, no Pará, para prestigiar a exposição e fazer negócios.
 
– Escolhi essa raça pelas qualidades, é dócil e cômoda – diz Castilho.
 
Os leilões, realizados por tradicionais criadores da raça, são outra opção de negócio.
 
– A nossa intenção é vender muitos animais, até porque aqui estão os melhores da raça – afirma a presidente da ABCCMM, Magdi Shaat.
 
Os animais inscritos para os julgamentos vão passar pela análise criteriosa dos árbitros, que devem avaliar morfologia e campeonato de marcha.