Mercado de reprodução é destaque no Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha

Além das provas, a negociação do material genético dos animais tem espaço no eventoO Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha, além das provas com mais de cinco mil inscritos, também traz novidades no mercado de reprodução. Criadores, leilões e centrais de inseminação são algumas das atividades. Os produtores apresentam ao mercado seus melhores exemplares. É temporada de monta e o mercado está bastante aquecido.

• Mais notícias sobre quarto de milha

Na competição, realizada em Avaré, interior de São Paulo, os criadores montaram stands com cartazes que mais parecem de filmes. As peças buscam exaltar a beleza e as qualidades dos garanhões. Nesses espaços, os compradores escolhem qual a genética querem perpetuar nos seus plantéis.

• Atletas de alto rendimento, cavalos também precisam de cuidados especiais

• Definições de bem-estar animal regem atual edição do Campeonato de Quarto de Milha

O mercado está movimentado neste início da temporada de monta, que começou no dia 1º de julho. O garanhão Ticket foi campeão norte-americano na prova de laço, ele produziu outros seis campeões. Uma dose de sêmen do dócil cavalo de 16 anos custa R$6.000.

A grande maioria dos reprodutores com material genético a venda nasceu nos Estados Unidos. Os cavalos nascidos no Brasil ainda tentam reconquistar seu espaço. Genética e, principalmente, desempenho de campeão, são os grandes atrativos nesse mercado de reprodução. O animal que vence uma prova oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) pode ter o valor de mercado multiplicado.

– Podemos dizer que de 300% a 500% do valor do cavalo é baseado no desempenho produzido pelo animal – explica o criador Vagner Simionato.

Veja a reportagem:

Clique aqui para ver o vídeo

Cavalos quarto de milha usam microchip no Campeonato Nacional da raça:

Clique aqui para ver o vídeo