Produtor do Distrito Federal desenvolve variedade de feijão com floração antecipada

Variedade mm1 ainda não chegou ao mercado e já desperta interesse de produtoresNo Distrito Federal, uma variedade de feijão, descoberta por acaso, tem chamado a atenção dos produtores. A MM1 tem ciclo precoce, 90 dias, e chega a produzir 80 sacas por hectare.

• Crescimento da área plantada derruba preços do feijão no país

– Essa planta tinha uma floração antecipada, em relação a cultura normal que a gente cultivava. Um feijão tinha a expectativa de florar com 35 dias, esta com 30 dias já tinha flor. Então eu marquei essa planta e falei: Vou ver o que vai dar – contou o agricultor.

A partir daí, Muller decidiu investir na variedade e passou a multiplicá-la. Começou com apenas oito metros quadrados e, há dois meses, plantou 100 hectares do feijão MM1.

Faltando pouco mais de 30 dias para a colheita na propriedade de Muller, o feijão MM1 tem apresentado resultados positivos. O bom desenvolvimento da planta, a resistência a doenças e a qualidade do grão têm surpreendido.

– O diferencial é a precocidade em relação aos feijões mais plantados e uma arquitetura que me permite fazer uma pulverização que pegue as folhas do baixeiro. Além disso, uma floração muito homogênea, um grão graúdo muito branco, que é o que a dona de casa quer e ele aguenta muito tempo sem perder a cor, bom armazenamento para o produtor que quer manter o feijão por mais tempo – enumera Muller.

As sementes da variedade mm1 ainda não têm data para chegar ao mercado, mas o produto já foi apresentado na região e despertou o interesse dos agricultores.

– É um material bonito, um material que eu acho que está com bom desenvolvimento vegetativo, acho que tem potencial – comentou o agricultor João Saito.

Assista a reportagem completa:

Clique aqui para ver o vídeo