Nesta sexta, dia 15, às 9h, o programa Dia de Campo na TV mostrará um panorama do cultivo do cereal no Brasil. O grão produzido no país tem conquistado o reconhecimento internacional e atende aos exigentes requisitos da indústria.
O triticultor da região central do Brasil tem a vantagem de o trigo de o Cerrado ser o primeiro colhido no país, o que favorece a sua comercialização. Além dos preços de mercado, é também o período de escassez do produto por ser a entressafra da produção nacional.
Minas Gerais (plantio de março a abril e colheita de junho a agosto) ocupa atualmente a quarta colocação no ranking nacional do cereal, atrás do Paraná (3,8 milhões de toneladas), Rio Grande do Sul (3 milhões de toneladas) e Santa Catarina (224,4 mil toneladas).
Já o Cerrado permite que a cultura seja produzida dois sistemas de cultivo: irrigado, sob pivô central, com semeaduras a partir da segunda quinzena de abril; e de sequeiro ou safrinha, semeado a partir da segunda quinzena de fevereiro.
Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrado Julio César Albrecht, o trigo irrigado conta com cultivares muito produtivas e de alta qualidade industrial, e o desafio está no trigo de sequeiro, que ainda enfrenta limitações como a falta de água, que pode reduzir a produtividade, além da exigência de áreas com maior altitude.
>> Você pode assistir ao vivo pelo Canal Rural, ou pelo site, a partir das 9h.
Não perca!