Joint venture entre Copersucar e Cargill será chamada Alvean

Nova empresa será independente e começará a integrar as atividades globais de originação, comercialização e negociação de açúcarA Copersucar e a Cargill anunciaram nesta quarta, dia 20, que a nova empresa formada a partir da joint venture entre as duas companhias se chamará Alvean. A parceria foi anunciada em março e, desde então, foi analisada por órgãos reguladores. Em nota, Copersucar e Cargill dizem que a Alvean irá operar como uma entidade independente e começará a integrar as atividades globais de originação, comercialização e negociação de açúcar bruto e branco (refinado).

As companhias têm, cada uma, 50% de participação na joint venture. O novo executivo-chefe (CEO) da Alvean, Ivo Sarjanovic, salienta que a união trará uma sólida cadeia de suprimentos global combinada, uma presença mundial e excelente gestão de logística. Sarjanovic também dirigiu o negócio de açúcar global da Cargill.

• Leia mais sobre o setor

Sobre a Alvean

O nome Alvean foi escolhido por derivar do latim albus, que significa branco/cristalino. O sufixo an, por sua vez, traz a noção de movimento e ilustra o dinamismo do mercado de açúcar, conforme a empresa.

As atividades de comercialização da Alvean terão sede em Genebra, na Suíça, com escritórios em Bangcoc, Bilbao, Nova Délhi, Dubai, Hong Kong, Jacarta, Moscou, São Paulo e Xangai. A expectativa é de que entre 25% e 30% de todo mercado global de açúcar seja negociado pela Alvean. 

Agência Estado