O secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Cláudio Fioreze, lembrou que o feijão é cultivado em grande parte por agricultores familiares, e que o lançamento de novas cultivares de alta qualidade terá um impacto positivo para esses pequenos produtores.
– Ações como essas fazem parte do nosso compromisso com o desenvolvimento regional – frisou.
De acordo com o pesquisador Juarez Fernandes de Souza, que integrou a equipe da Fepagro responsável pelo desenvolvimento das cultivares, todo o processo de cruzamento, melhoramento e seleção das novas variedades levou uma década.
– É um trabalho minucioso, que leva em conta a produtividade da planta, além da qualidade nutricional e gastronômica do feijão – explica.
O material genético foi desenvolvido em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, chegando a apresentar rendimento 30% superior a variedades utilizadas como base de comparação.
A cultivar de feijão preto Fepagro Triunfo mostrou excelente desempenho, com ampla adaptação, elevado potencial produtivo e bom nível de tolerância a moléstias. A Fepagro Triunfo apresenta porte ereto – sendo ideal para a colheita mecanizada -, grãos de tamanho médio e excelente cocção, assim como resistência a doenças como ferrugem, mosaico e oídio.
– A variedade apresentou uma produção acima da média não só no Rio Grande do Sul, como também em Santa Catarina – detalha Juarez.
Entre os principais atributos da cultivar do grupo de feijão carioca Fepagro Garapiá destacam-se o elevado potencial produtivo, porte de planta ereto, bom nível de resistência a moléstias – especialmente à antracnose – e excelente qualidade culinária. As variedades Garapiá e Triunfo estão disponíveis para empresas interessadas em multiplicar suas sementes. Para isso, essas empresas devem preencher solicitação no site da Fepagro.
Estiveram presentes ao lançamento o governador em exercício de Santa Catarina, Nelson Schaefer; os secretários de Agricultura de Santa Catarina e do Paraná, Airton Spies e Norberto Anacleto Ortigara; o secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Elton Scapini; e o presidente da Emater/RS-ASCAR, Lino de David.