Projeto Ases traça Raio X da aviação agrícola brasileira

Iniciativa do Canal Rural mostra a história de pilotos agrícolas e ressalta a importância do setor para o agronegócioO projeto Ases, do Canal Rural, traçou um Raio X da aviação agrícola do Brasil, o serviço especializado busca desenvolver a agricultura com mais velocidade e com um custo-benefício mais atraente. A aplicação de fertilizantes, sementes e defensivos é feita com mais rapidez e precisão, já que há lugares nas lavouras onde os tratores não conseguem chegar. A aviação ajuda no povoamento de peixes em lagos e rios, no reflorestamento e no combate a incêndios em campos e florestas.

A apresentadora do Bom Dia Campo, Renata Maron, visitou uma das maiores feiras de aviação executiva da América Latina, a Labace, que aconteceu no aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo. O evento mostra que a aviação executiva está cada vez mais próxima da realidade do produtor rural: fazendeiros e empresários compram aeronaves compartilhadas com valor promocional. Alguns deles tiram sua licença para voar, e além de utilizarem o serviço nas lavouras, passam a usar o avião como meio de transporte mais rápido, seguro e vantajoso na hora de fechar negócios.

Voar em baixas altitudes requer muita prática, dedicação, coragem e atenção aos obstáculos. Dados do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) mostram que o setor cresceu cerca de 30% nos últimos cinco anos. Veja mais sobre o setor em expansão na reportagem do Bom Dia Campo: