Instituto CNA identifica 508 escolas sem infraestrutura mínima adequada no meio rural brasileiro

Estudo indica quais unidades são carentes de energia elétrica, esgoto sanitário, água filtrada, além de itens como biblioteca, antena parabólica e computadorA Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou um estudo do Observatório das Desproteções Sociais no Campo, do Instituto CNA, que identifica o abandono de 508 escolas no campo, sem a infraestrutura mínima adequada para o ensino, de um total de 75.678 unidades nas áreas rurais do país. A pesquisa foi produzida com base nos dados do Censo Escolar 2012, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (Inep/MEC).

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Em média, apenas 60,9% dos alunos das chamadas “escolas esquecidas” conseguem aprovação durante o ensino fundamental, frente a uma taxa média de 86,7% apresentado pelas demais escolas públicas rurais do país. A taxa média de alunos que desistem do ano letivo chega a 22,9% nessas instituições, índice superior aos 3,8% das escolas rurais da rede pública. O estudo identifica a baixa qualidade do ensino oferecido por essas unidades e localiza as escolas mais carentes de investimento em educação.

O estudo do ICNA verificou, ainda, que esses baixos indicadores de desempenho acompanham os indicativos de estrutura física inadequada à relação de ensino-aprendizagem escolar, que representam 0,7% das unidades de ensino fundamental do campo. Segundo os dados do Censo Escolar 2012/Inep, as escolas esquecidas não possuem energia elétrica, esgoto sanitário e água filtrada para os alunos, além de itens básicos para o aprendizado, como biblioteca, antena parabólica, computador, televisão e videocassete.

O maior número de escolas abandonadas foi encontrado no Pará, com 209 unidades, seguido pelo Amazonas, com 202 escolas. Também foram localizadas unidades nos Estados do Acre (36), Maranhão (22), Bahia (12), Roraima (11), Pernambuco (6), Amapá (4), Mato Grosso (3), Piauí (2) e Rondônia (1).

Com base na análise dos dados do Inep/MEC, foi possível constatar, também, que 46,7% das escolas esquecidas do meio rural estão localizadas em áreas indígenas (77,6%) e de assentamento (18,6%), remanescentes de quilombos (3,4%) e em unidades de uso sustentável (0,4%).

A análise dos Microdados do Censo Escolar 2012 do Inep/MEC identificou não apenas a situação de precariedade das escolas esquecidas, mas também a estrutura física inadequada para uma aprendizagem escolar eficiente das escolas rurais em geral. Segundo o estudo do Instituto CNA, 88,5% das escolas do meio rural não possuem bibliotecas, 61,3% não possuem computadores, 52,2% não contam com aparelhos de televisão e 51,1% não têm videocassete e/ou DVD. Também são altos os índices de escolas que não possuem água filtrada para consumo (18,1%), energia elétrica (13,7%) e esgoto sanitário (14,7%).

• Acesse abaixo o estudo completo e veja quais escolas enfrentam essa situação: