No último leilão, no dia 18 de setembro, a oferta havia sido de 1,75 milhão de toneladas, sendo 1,5 milhão de toneladas para Mato Grosso, e foram arrematados prêmios para 1,63 milhão de toneladas. Este será o quinto leilão de Pepro para milho, que garante ao produtor a diferença entre o valor de mercado e o mínimo estabelecido pelo governo federal para a cultura. Até agora, foram ofertados subsídios para 6,350 milhões de toneladas e arrematados prêmios equivalentes a 5,347 milhões de toneladas.
Garantia
A Secretaria de Política Agrícola do Mapa programou para este mês de outubro apoio à comercialização também de trigo, algodão, borracha, laranja e arroz. O instrumento que será utilizado é o de leilão Pepro.
No próximo dia 16 serão ofertadas 160 mil toneladas de trigo. Após este pregão, estão previstos mais dois leilões de Pepro, ainda sem datas marcadas. E para o dia 30 acontecem os leilões do Prêmio para borracha e laranja.
Também será realizada a venda dos estoques públicos de arroz no dia 23, autorizada pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep).
Os volumes e preços dos grãos serão definidos e divulgados em editais da Conab.