MPA inicia instalação gratuita de rastreador em embarcações de pesca de lagosta

Equipamento proporciona mais segurança para os pescadores embarcados já que será interligado com o sistema do Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil (Salvamar)A partir da próxima segunda, dia 13, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) iniciará gratuitamente a instalação de equipamentos de rastreamento de embarcações pesqueiras por satélite, o Preps, em embarcações de lagosta com comprimento entre 10 e 15 metros localizadas nas costas norte e nordeste do país. Os dois primeiros polos contemplados são no estado do Ceará, em Acaraú e Fortaleza.

• Inscrição ao programa de óleo diesel mais barato para pescador é prorrogada

O Preps (Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite) foi instituído e regulamentado através da Instrução Normativa Interministerial nº2, de 04 de setembro de 2006.

O rastreador proporciona mais segurança para os pescadores embarcados já que será interligado com o sistema do Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil (Salvamar). Com o equipamento, o pescador pode enviar pedido de socorro à Marinha que, através do acesso de dados do Preps, saberá exatamente a localização daquela embarcação.

De acordo com o Secretário de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura do MPA, Fábio de Castro, há outra grande vantagem aos pescadores que aderirem ao programa.

– Eles terão a possibilidade de monitorar, inclusive com histórico de pescarias, os seus pontos de pesca pelo sistema Preps, desenvolvendo, portanto, uma inteligência de captura em seus cruzeiros – explica o secretário.

Os polos foram definidos para atender melhor aos donos das embarcações. Ao todo são 16 polos, divididos em sete estados do nordeste e norte. Cinco no Ceará, quatro no Rio Grande do Norte, três na Bahia e um em Pernambuco, Paraíba, Piauí e Pará. Confira a localização de cada um deles e a divisão das embarcações atendidas em cada polo. Caberá a cada dono de embarcação se dirigir aos polos definidos. Haverá uma equipe credenciada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura para a instalação do equipamento de acordo com uma programação já pré-definida. Para ter acesso, clique aqui.

• Leia mais notícias sobre Aquicultura e Pesca
 
As embarcações de lagosta que não estiverem com o equipamento devidamente instalado até 1º de dezembro, não conseguirão renovar suas licenças de pesca, inclusive a Autorização de Pesca Complementar com validade a partir de 1º de dezembro de 2014. O MPA garantirá a instalação dos equipamentos e as mensalidades durante o período de um ano, tudo de graça.

Para maiores informações, os donos das embarcações devem entrar em contato com as Superintendências da Pesca e Aquicultura de seus estados, ou na Coordenação-Geral de Controle de Pesca no telefone (61) 2023-3561.

Confira abaixo os documentos necessários para instalação:
 
– Autorização de Pesca válida, emitido pelo MPA;
– Identidade e CPF;
– Título de inscrição da embarcação (TIE), emitido pela Marinha do Brasil;
– Comprovante de Residência (preferencialmente).

Clique aqui e veja os contatos e endereços das Superintendências Estaduais.