Tempo seco e quente compromete cafezais

Chuvas em bons volumes e com boa regularidade só deverão ser registradas no finalzinho do mês de outubro e ao longo de novembroA primeira quinzena de outubro termina terrível para a produção de café do Brasil, segundo boletim técnico da Somar Meteorologia. As chuvas do final de setembro induziram a abertura dos botões florais em vários municípios produtores de São Paulo e Minas Gerais, porém o tempo voltou a ficar firme e comprometeu o pegamento da florada.

• Seca atrasa plantio da safra no Triângulo Mineiro

florada do final de setembro e início de outubro foi muito irregularAinda há botões florais para abrir

Já com a demora na ocorrência dessas chuvas, as plantas estão sobre forte estresse hídrico e térmico, por isso, muitos botões florais poderão morrer. A produtividade para a safra 2015 ficará comprometida.

Ainda é cedo para mensurar as reais perdas da produção cafeeira, mas é fato que será menor do que a média para um ano de bienalidade baixa, como será a de 2015. As plantas estão com baixos índices foliares e isso poderá colaborar para um percentual mais baixo de pegamento dos botões florais e até mesmo o abortamento dos chumbinhos.

• Safra de café pode cair de 47 milhões para até 43 milhões de sacas em 2015

Para essa semana não há previsão de chuvas sobre as regiões cafeeiras e as temperaturas ainda ficarão muito acima da média para essa época do ano, o que agrava ainda mais a situação dos cafezais, porque paralisa o seu metabolismo.

As chuvas só voltarão para estas regiões em meados da semana que vem, mas os volumes acumulados serão insuficientes para elevar os níveis de umidade do solo a patamares confortáveis ao desenvolvimento das plantas. Chuvas em bons volumes e com boa regularidade só deverão ser registradas no finalzinho do mês de outubro e ao longo de novembro.