Calor causa desidratação em cavalos quarto de milha que competem em Avaré (SP)

Altas temperaturas, próximas aos 40°C, prejudicam desempenho dos animaisOs cavalos quarto de milha que participam da Copa dos Campeões e do Potro do Futuro 2014, em Avaré, no interior de São Paulo, têm sofrido com o calor. A temperatura elevada e o ar seco deixam muitos animais desidratados, o que pode prejudicar o desempenho dos equinos nas provas.

Lauro Henrique Farina, de 11 anos, carrega os baldes de água até a baia. O esforço é para garantir que o potro não passe sede, afinal, os dois vão competir neste fim de semana e o cavalo precisa estar bem para participar das provas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM).

Dentro da baia, a temperatura chega a 40°C, por isso muitos cavalos têm desidratação. Os animais bebem muita água, mesmo assim, os casos tem sido os campeões de queixas durante o evento deste ano.

Há 12 anos, o veterinário Reinaldo de Campos trabalha nos prêmios da ABQM e nunca tinha visto tantos casos de desidratação em outras competições. Com um exame rápido, é possível diagnosticar se o equino está desidratado. O cavalo recebe soro na veia para reidratar o corpo.

São 1800 quarto de milha competindo 19 modalidades. As provas da ABQM seguem até domingo, dia 19, em Avaré (SP).

Assista à reportagem completa:

Clique aqui para ver o vídeo