As exibições aconteceram em paralelo às provas oficiais da Associação, com demonstrações de praticantes pelo projeto EQUO ABQM e de atletas em provas de velocidade (Tambor) e técnica (Trail).
• Calor causa desidratação em cavalos quarto de milha que competem em Avaré (SP)
A responsável pela coordenação do trabalho do Centro de Equoterapia Equo GF, de Penapólis (SP), Adriana Garcia Fonseca, elogiou a iniciativa apoiada pela Associação.
– O espaço que a ABQM cedeu para gente é de muita importância tanto para os praticantes que esperam muito por isso, como para nós que preparamos cada um deles e aqui têm a oportunidade de demonstrarem o que aprenderam – disse.
Os praticantes e atletas portadores de necessidades especiais pertencem aos Centros de Equoterapia São Francisco, de Botucatu (SP); Pegasus, de Bragança Paulista (SP); Equo Horse Life, de Ponta Grossa (PR); Equo GF, de Penapólis (SP) e Instituto Passo a Passo, de Itatiba (SP).
Atualmente, o projeto EQUO da ABQM já tem ao todo 75 praticantes beneficiados e a entidade está próxima de atingir a meta de 100 praticantes. Para cada novo aluno adotado por empresas com apoio financeiro para o custeio das aulas, automaticamente a Associação adota outro pelo mesmo valor.
– Na Equoterapia trabalhamos o equilíbrio, a socialização e o contato com o cavalo. Já na fase mais avançada, os praticantes recebem treinamentos para a equitação e para a prática dos Três Tambores – explicou Adriana.