Húmus produzido por minhocas aumenta produtividade de lavouras

Pesquisa da Embrapa que indica produção de solução nutritiva é publicada em revista científica internacionalRecentemente, a revista científica americana Nature, uma das mais conceituadas do mundo, publicou um estudo feito pela Embrapa, que aponta que a presença da minhoca no solo aumenta a produtividade agrícola. No Distrito Federal, uma técnica com a base no excremento do animal associado ao material orgânico, tem chamado atenção dos produtores.

• Pimentão cultivado em estufas tem mais produtividade no Distrito Federal

– A gente recebe visitas tanto de agricultores, como de produtores de húmus, interessados em estudar mais, e isso é muito bom. O custo varia um pouco, como o produtor ter a matéria-prima, que, na verdade, não é muito difícil – diz o pesquisador Daniel Zandonadi.

De acordo com ele, a solução, além de melhorar as condições do solo, tem aumentado a produtividade das lavouras de hortaliças no DF.

– Esse húmus líquido tem mostrado aumento de produção. A gente já fez trabalho no tomateiro e com alface, e também alcançamos cerca de 20%. Ele fornece nutrientes para as plantas, melhora a qualidade do solo, a qualidade física do solo. E, aqui na Embrapa, especificamente, a gente tem demonstrado que além dos nutrientes, a solução nutritiva de húmus de minhoca é promotora de moléculas de crescimento, e isso é um diferencial – destaca Zandonadi.

Esses resultados têm sido observados em várias propriedades. Há seis anos, o produtor Carlos Castro prepara o húmus da minhoca e coloca a solução na lavoura suspensa de morango. Nesse período, a produtividade cresceu em media 50%.

– Os resultados, dão pra ver aqui, as plantas verdinhas… E eu consigo produzir 12 vezes por ano. A gente está com uma produção no terceiro ano com a mesma planta, com o húmus eu consigo refazer essa produção continuar. A produtividade, sem dúvida, é muito melhor, no mínimo 40%, 50%, com relação à produção que eu fazia no campo em túneis – afirma Castro.

O negocio deu tão certo, que o produtor decidiu construir minhocários para ampliar a produção de húmus.

– Nós pegamos restos do Ceasa de outros lugares, damos pra minhoca, e a minhoca, em 45 dias, está com o húmus pronto para usar. Um dos benefícios é que, além de evitar o uso de agroquímicos comuns no mercado, qualquer pessoa, em qualquer lugar usa e é fácil de produzir – indica Castro.

>> Leia todas as notícias sobre Horticultura