Reinaldo Azambuja é eleito governador de Mato Grosso do Sul

Tucano venceu a disputa contra o petista Delcídio AmaralO PSDB levou a disputa Mato Grosso do Sul. O tucano Reinaldo Azambuja venceu o petista Delcídio Amaral (PT) e governará o Estado pelos próximos quatro anos.

No pronunciamento da vitória, Azambuja destacou atenção especial para a questão da demarcação de terras indígenas, que garantiu cuidado especial. O governador eleito também afirmou que criará a secretaria do Agronegócio e Agricultura Familiar.

O apoio do governador eleito ao agronegócio é uma esperança do presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Francisco Maia. O fato de Azambuja ser pecuarista e ter sido membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional ajudam na tarefa, acredita Maia.

Confira as propostas do governador eleito para o agronegócio:

– Criar a Secretaria de Estado do Agronegócio e da Agricultura Familiar para promover uma “economia dinâmica” no Estado e participar efetivamente nas mediações de conflitos de terras indígenas, além de conduzir um Programa de Subvenção Estadual ao Seguro Rural.

– Revisão dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado (Fundersul). Hoje o município que tem mais ICMS recebe mais recurso. Vai defender o critério do tamanho da malha viária: quem tem mais estrada e mais ponte tem que ter mais dinheiro para atender o segmento produtivo – e deixar de aplicar os recursos do fundo, pago pela classe produtiva, em pavimentação de vias estritamente urbanas – e aplicar na recuperação de estradas e pontes para melhorar o escoamento da produção.

Confira o programa de governo completo do candidato

• Confira a análise:

Clique aqui para ver o vídeo