– Apesar não ter havido registro de grandes volumes, os níveis das precipitações e a previsão de novas chuvas para os próximos dias foi suficiente para encorajar parte dos agricultores a retomarem os trabalhos de semeadura do na faixa central do país – disse o analista de Safras & Mercado, Luiz Fernando Roque.
Roque acrescenta que Estados que ainda não haviam iniciado o plantio, como SP, MG e Distrito Federal, conseguiram colocar as máquinas no campo para o começo dos trabalhos.
Conforme levantamento feito por Safras, com dados recolhidos até o dia 24 de outubro, 12,49% da área total prevista de já foi semeada no país. O percentual equivale a 3,925 milhões de hectares plantados. Na semana passada, o percentual era de 7,3%. Em mesmo período no passado, o percentual era de 26%. A média histórica dos últimos cinco anos para o período é de 31%.
No Paraná, 28% do total da área prevista já foram semeados. O percentual equivale a 1,478 milhão de hectares, de um total de 5,28 milhões de hectares. Na semana passada, o número era de 23%. No mesmo período do ano passado, o percentual chegava a 54%, enquanto a média normal dos últimos cinco anos é de 49%.
Centro-Oeste
Em Mato Grosso, houve a retomada do trabalho em boa parte do estado. No total, 16% da área já foi semeada, ou 1,412 milhões de hectares de um total de 8,83 milhões de hectares. Na semana anterior, o percentual era de 9%, enquanto em mesmo período na safra passada o número era de 48%. A média histórica dos últimos cinco anos é de 48% para o período.
No Mato Grosso do Sul, a maior parte do estado também conseguiu retomar os trabalhos. Do total previsto de 2,22 milhões de hectares, 22% foram semeados, o equivalente a 488 mil hectares. Na semana passada o número era de 7%, enquanto em mesmo período do ano passado o percentual era de 45%. A média dos últimos cinco anos é de 47% para o período.
Em Goiás, também houve aceleração no ritmo da semeadura. Da área total prevista de 3,25 milhões de hectares, 12% foram semeados, ou 390 mil hectares. Na semana anterior o percentual era de 4%, enquanto em mesmo período no ano passado o número era de 28%. A média dos últimos cinco anos é de 32% para o período.
Sul
Em Santa Catarina, do total da área prevista de 600 mil hectares, 8% já foram plantados, ou 48 mil hectares. Na semana anterior, o percentual era de 4%. Em mesmo período na safra passada o número era de 7%. A média histórica dos últimos cinco anos é de 18% para o período.
No Rio Grande do Sul, estado que tradicionalmente inicia seus trabalhos no final de outubro, a semeadura também começou. É importante destacar que o RS não está tendo problemas com falta de chuvas, pelo contrário. O estado tem recebido níveis elevados de precipitações nas últimas semanas, já refletindo em parte a incidência do fenômeno El Niño. No estado, da área total prevista de 5,2 milhões de hectares, 0,5% foram semeados, ou 26 mil hectares. Na semana anterior, os trabalhos ainda não tinham iniciado. Em mesmo período do ano passado, 5% da área havia sido plantada. A média dos últimos cinco anos para o período é de 8%.
As chuvas também possibilitaram o início dos trabalhos, ainda que tímido, em MG e no MAPITOBA.
– A retomada do ritmo dos trabalhos deve continuar nesta semana frente à melhora das condições climáticas no centro do país – conclui o analista.