No acumulado do ano, as vendas de carne suína totalizam 413.048 t com receita de US$ 1,34 bilhão, redução de 6,40% no volume embarcado e crescimento de 15,58% no faturamento, na comparação com janeiro a outubro de 2013.
Segundo o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, se vive uma boa conjuntura internacional para a carne suína. Com a redução da oferta no mercado externo, os preços têm mostrado elevação importante. Os embarques para a Rússia continuam aumentando. Segundo ele, no entanto, o histórico de altos e baixos no relacionamento comercial com a Rússia exige cautela.
– De todo modo, com as vendas crescentes para aquele mercado, podemos dizer que este é o ano da Rússia – diz.
A Rússia participou com 60,67% do mercado brasileiro exportador, em termos de receita, em outubro. O Brasil exportou 23.755 toneladas de carne suína para aquele país, no mês passado, e faturou US$ 120,29 milhões, variação de 103,74% em volume, em relação a outubro de 2013, e de 197,66% em receita. De janeiro a outubro, o volume embarcado para o mercado russo aumentou 31,83% (153.253 t) e 94,26% em valor (US$ 682,79 milhões).
Hong Kong é o segundo principal mercado, com 13,58% de participação, importando 10.245 t em outubro, queda de 7,67% na comparação com outubro do ano passado. No acumulado do ano, os embarques para Hong Kong somaram 92.813 t e US$ 231,72 milhões, redução de 9,20% em toneladas e de 5,54% em valor, ante igual período de 2013.
Os principais Estados exportadores em outubro foram: Santa Catarina (18.232 t); Rio Grande do Sul (13.754 t); Goiás (5.400 t); Paraná (5.123 t); Minas Gerais (4.133 t); Mato Grosso do Sul (2.330 t); São Paulo (1.135 t).