Além da alta do preço da arroba, o cenário adverso para o setor sucroalcooleiro também reforça a ideia de que os fazendeiros paulistas podem voltar sua atenção para a produção pecuária.
– Há um processo de reversão para a pecuária em alguns Estados, como São Paulo, por exemplo. Muitos hectares onde antes era produzida cana-de-açúcar voltam a ser utilizados na produção de boi – afirmou Sérgio De Zen, professor da Escola Superior de Agricultura (Esalq) da USP e pesquisador do Cento de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Os analistas consideram, no entanto, que o investimento pode ser arriscado.
– Todo o investimento em pecuária é um investimento de médio/longo prazo. A dúvida que existe agora no mercado é se esse aumento verificado na arroba será de longo prazo – comentou Fábio Dias, diretor comercial da Agropecuária Santa Bárbara.
Para os especialistas, a queda dos preços dos grãos, em contrapartida, não deve pesar na decisão de investimento no setor pecuário. No entanto, acreditam que a contração da rentabilidade da soja, por exemplo, pode estimular investimentos em atividades de produção integrada.