1) Vacas jersey rendem 40% a mais que animais de outras raças, afirma associação dos criadores
A notícia mais lida de pecuária no portal do Canal Rural foi uma entrevista do Jornal da Pecuária com a presidente da Associação dos Criadores do Gado Jersey do Brasil, Giselda Mendonça, logo no começo do ano. Giselda falou sobre as expectativas para a raça no ano de 2014 e comentou um estudo americano mostrando que as vacas jersey rendem 40% a mais que animais de outras raças. Segundo ela, os estudos provam que uma vaca jersey, além de ser mais precoce, no sentido de produzir mais cedo e de ter sua cobertura antes, também é mais longeva, ou seja, tem sua vida produtiva maior, resultando em mais tempo produzindo leite.
2) Nomes das 11 empresas investigadas por adulteração no leite são divulgados
Mais uma etapa da operação que desde 2012 combate as fraudes na produção de lácteos na região Sul gerou indignação no público, que trouxe novas denúncias ao Canal Rural. Junto com informações de nossas fontes, foi o estímulo para nosso núcleo de especiais ir atrás da situação da fiscalização dos laticínios na região Sudeste, que concentra a maior bacia leiteira do país. O resultado foram as cinco marcantes reportagens da série Leite: Quem Fiscaliza?, que você assiste todinha aqui nesta video-galeria!
3) Acidentes em cerca de arame liso levam cavalos ao sacrifício
Mas nem só de leite vive o top 10 do Canal Rural. Nossos agronautas são apaixonados por cavalos e curtiram muito esse conteúdo que a Merce Gregório fez especialmente para o Online durante suas viagens para a produção do quadro Rebanho Gordo. Ela estava em Gurupi (TO) quando ficou sabendo do acidente de um potro de dois anos e meio, da raça quarto de milha, em uma cerca de arame. Um acidente que muito comum na região, que pode ser evitado com medidas simples, como o uso de cercas de madeira e até mesmo arame farpado. Veja mais na notícia completa, logo ali no box das notícias relacionadas!
4) Produção de leite nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul tem novas exigências
Mas não tem jeito, o leite bombou mesmo o ano todo. Em julho entrou em vigor a Instrução Normativa 62, que trata da qualidade do leite, nas propriedades rurais de três regiões do país: Centro-Oeste, Sudeste e Sul. De acordo com o Ministério da Agricultura (Mapa), quase 40% dos produtores do país ainda não estavam adequados às novas regras, e eles correram para o nosso site para ver as mudanças.
5) Queda brusca de temperatura pode ter causado a morte de 370 bovinos em Mato Grosso do Sul
De novo, o inverno causou transtornos aos pecuaristas sulmatogrossenses. Acostumados com temperaturas acima de 30 ºC, os animais não resistiram ao frio repentino que chegou em julho. Os termômetros baixaram a 13,4 ºC e a onda de frio afetou muito o gado.
6) Conheça as principais características da criação de abelhas sem ferrão
Sempre ligado na inovação, o Jornal da Pecuária levou ao ar uma série sobre como começar a criar espécies pouco conhecidas dos produtores. As abelhas sem ferrão – melipônias, como também são chamadas – interessaram muito nosso público, que passou dias comentando o assunto.
7) Fazenda em MG mostra que não é preciso muito espaço para produzir bastante leite
Na reportagem mais acessada do quadro Rebanho Gordo no ano, Merce mostra uma fazenda em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que produz 550 litros de leite em apenas 2,2 hectares de pasto. A fazenda tem pouco mais de 30 hectares, mas apenas 2,2 deles são usados pelas 32 vacas leiteiras. Ou seja, uma taxa de lotação superior a 14 unidades animais por hectare. O segredo do sucesso? Clique na reportagem para descobrir!
8) Criação de faisão pode gerar renda com a comercialização de carnes e ovos
Os faisões são procurados por causa da beleza das penas. Mas também são uma alternativa interessante de mercado, com a produção de carne e de ovos. Ficou curioso para saber como começar a criar? Pois você não foi o único. Estas dicas foram o oitavo link mais acessado na área de pecuária do site do Canal Rural em 2014!
9) Saiba como é a criação de coelhos
Já pensou em criar coelhos? Um produtor de São Roque, no interior de São Paulo, trabalha com esses animais há mais de 50 anos e mostra no Jornal da Pecuária, o que você precisa saber para começar a criar.
10) Irrigação de piquetes é opção em tempos de falta de chuva
Ausência de chuva durante o inverno brasileiro é um problema para muitos pecuaristas, principalmente no Centro-Oeste, onde as estiagens são prolongadas. Mas já existem pecuarista investindo na irrigação de piquetes. E eles garantem que o retorno do investimento é garantido com o aumento da produção leiteira – ela, claro, a campeã de audiência deste ano de 2014!
E que venha um 2015 como muita produção leiteira de qualidade – e sem fraudes, de preferência!