Embrapa descobre nova espécie de maracujá

Fruta rara foi apelidada de maracujá perna de aranhaMais uma espécie de maracujá foi identificada e está sendo estudada na Embrapa Cerrados, no Distrito Federal. Os pesquisadores acreditam que, além de ornamental, a espécie possa ser consumida in natura.

A planta recebeu o nome de um dos mais antigos pesquisadores da instituição: Passiflora Junqueira, em homenagem a Nilton Junqueira. Uma das curiosidades da nova espécie é que, no período de pré-floração, as aristas, aqueles cabinhos que acompanham as pétalas, ultrapassam o tamanho dos botões florais, lembrando as pernas de uma aranha. Devido a essa característica, a espécie foi apelidada de maracujá perna de aranha.

O gênero Passiflora é o maior da família, reunindo pelo menos 525 espécies. No Brasil, há 141 espécies descritas, sendo 85 exclusivas do país. Ainda há pouca informação sobre o perna de aranha, que até o momento só foi encontrado no Parque Nacional do Caparaó e arredores. Como não apresenta muitos indivíduos, a espécie é possivelmente rara.