Açúcar registrará valorização no mercado internacional

Déficit do produto deve puxar preços para cima, diz consultoriaOs preços do açúcar no mercado internacional devem registrar recuperação em 2015, impulsionado pela possibilidade de déficit de 2,8 milhões de toneladas da commodity, especialmente no segundo semestre, quando é esperado um aperto no estoque globais, derivado da menor produção de B,rasil e Tailândia, afirma relatório da consultoria INTL FCStone. 

Além dos baixos níveis de estoques, as cotações devem ganhar força com a queda dos preços do petróleo e a valorização do dólar em relação a moedas emergentes.

Para o setor sucroenergético, a INTL FCStone afirma que 2015 também será um ano difícil, mesmo com a expectativa de que o governo federal anunciará medidas para estimular o consumo do produto.

– Com a economia enfraquecida, o crescimento da demanda pelo biocombustível é afetado. Externamente, os EUA deverão mais uma vez importar pouco etanol, já que a produção local é ampla – diz a consultoria.

O único alento visto é a possibilidade do retorno da cobrança das Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), do aumento da mistura de anidro na gasolina e da redução do ICMS sobre o hidratado em Minas Gerais.