Segundo a empresa, atualmente cerca de 80% das cargas importadas ou exportadas pelas fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM) passam pelo porto Chibatão, via navios de cabotagem ou de longo curso.
As obras serão executadas com recursos próprios. Elas incluem a ampliação do pátio de cargas e a expansão do píer – o maior do gênero fluvial no mundo, de acordo com o grupo – dos atuais 450 metros de comprimento para 710 metros, com entrega prevista para março deste ano.
Segundo o diretor executivo da empresa, Jhony Fidelis, a ampliação do píer permitirá que o terminal amplie a operação simultânea de quatro para seis navios.
Veículos
O projeto de modernização prevê a construção de uma segunda ponte de acesso, que permitirá reduzir pela metade o tempo de transporte de contêineres entre pátios e navios com a circulação em sentido único de carretas e veículos em cada pista.
O plano de investimentos do Grupo Chibatão também inclui o início das operações de quatro novos guindastes, 70 carretas e 50 cavalos-mecânicos automáticos monitorados por via satélite para o transporte de contêineres.