Esse resultado representa um crescimento de 82,13% em valor exportado na comparação com o ano de 2013 e expansão de 56,46% em termos de volume. O desempenho do setor supera com folga o alcançado em 2011, que era considerado até então o melhor ano para as exportações de mel.
De acordo com Flávia Salustiano, gerente executiva da Abemel, esse salto nas vendas ao exterior em 2014 se deve à qualidade do mel brasileiro, que graças às condições de clima, solo, florada e genética das abelhas permitem uma produção livre de resíduos.
– O mel brasileiro vem atendendo cada vez mais os padrões de qualidade exigidos pelo mercado internacional, fruto do trabalho que vem sendo realizado com os produtores e entrepostos há alguns anos – afirma Flávia.
O aumento do preço médio exportado, que passou de US$ 3,34/kg em 2013 para US$ 3,89/kg em 2014, também contribuiu para esses números positivos. A melhora no preço reflete o trabalho de valorização do produto nacional no exterior em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com intuito de elevar o valor agregado do produto.
No último mês de 2014, em dezembro, as exportações registraram alta expressiva, de 97,59% em relação a novembro, somando US$ 8.794.439,00. O volume aumentou 91,82%, para 2.125.459 kg. Entre os motivos que explicam o excelente resultado mensal estão o período de safra no país, o câmbio favorável (em dezembro, a valorização do dólar ante o real atingiu o maior valor em nove anos), e aumento das compras do produto pelo mercado norte-americano.
Os Estados Unidos são o principal consumidor do mel brasileiro. As vendas para o país representam 75,45% do total de 2014. Os Estados que mais exportam para os EUA são Santa Catarina e São Paulo, com 55,32% deste total, o equivalente a US$ 41 milhões. O segundo destino do mel brasileiro é a Alemanha, seguido por Canadá e Reino Unido.