Nelson Santos Aguiar vive rodeado de tecnologia, no caminhão ele tem TV, GPS, câmeras com sensores de ré, além de dois smartphones para se manter conectado à família e ao mundo! O motorista começou a fazer fretes há um ano, e há seis meses descobriu o novo aplicativo.
O programa é uma solução para unir os caminhoneiros aos clientes que precisam de frete. Hoje, a maioria dos serviços de Aguiar é fechada pelo aplicativo, e assim ele não fica mais parado, esperando cargas e trabalho.
Graças à tecnologia, esses profissionais podem buscar uma nova carga em qualquer lugar do Brasil, evitando assim rodar com o caminhão vazio ou esperar muito tempo por uma carga. Hoje, o programa já faz mais de três mil fretes por semana e o percentual de profissionais que usam o smartphone cresce a cada dia.
– São dois milhões de caminhoneiros no Brasil e 20% deles têm smartphones. Na nossa empresa são 20 mil – diz o diretor de marketing Bruno Moreira.
A tecnologia ajuda também a agilizar as entregas no Porto de Santos. Em setembro passado, um terminal de cargas instalou gates automatizados, um sistema desenvolvido pela equipe de tecnologia da empresa que controla o terminal.
O caminhoneiro que fez o pré-agendamento, recebe um QR Code – o código de barras em 2D. Basta encostá-lo no leitor digital do gate que, em segundos, recebe a indicação de onde deve descarregar ou buscar a carga.
– O sistema faz a alocação da quadra onde o contêiner vai ser descarregado – explica o gerente infraestrutura Heitor Carbone Jr.
Com o uso do aplicativo, a empresa conseguiu reduzir em 80% o tempo para entrar no terminal. O tempo médio para passar pela catraca e saber para onde seguir caiu de cinco para um minuto. A maioria dos motoristas traz o código impresso, mas quem quiser pode receber também no smartphone, via Whatsapp.
– Depois da implantação do sistema, houve a ideia de dar um plus e trocar o papel pelo código de barras – justifica o diretor executivo de Operações, Ricardo Molitzas.