RS: Começa 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Evento em Tapes espera reunir 10 mil pessoas em três dias; cerimônia de colheita é no sábado, dia 7A colheita do arroz no Rio Grande do Sul já começou e cerca de 230 hectares já foram colhidos, dos 1,125 milhão do Estado, que é o maior produtor nacional. Deste total, 18% está em estado vegetativo, 59% em reprodutivo e 22% em estado de maturação.

Ainda não há uma estimativa de produtividade para esta safra. Para este cálculo, é necessário que a região da Fronteira Oeste comece a colher de forma mais sistemática. 

A semeadura deste ciclo foi um pouco mais tardia e as perspectivas ainda são uma incógnita para os produtores, que estimam que o clima tenha prejudicado o desenvolvimento dos grãos.

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Guinter Frantz, falou sobre preços no programa Mercado&Cia desta quinta, dia 5. Frantz confirma cotações boas e estáveis, mas lembrou o aumento de custos durante a safra.

– Diesel, energia elétrica, insumos. O controle de plantas daninhas foi prejudicado pela chuva e também houve mais fungos. Agora terá o aumento de frete – enumerou o presidente.

Abertura Oficial

A área do Parque de Exposições do Sindicato Rural de Tapes (RS) está pronta para receber o público nos três dias da 25ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que começa a partir desta quinta. A organização do evento espera cerca de 10 mil pessoas até o próximo sábado, quando será feita a colheita simbólica na área da sede da entidade rural do município.

A lavoura de um hectare onde será realizada a colheita com a participação de autoridades está pronta. O local destinado, segundo o agrônomo do Irga de Tapes Rudineli Carvalho, passou por diversos desafios, entre ele o clima. Os preparos iniciaram em agosto e a semeadura foi feita no dia 22 de setembro. 

– Ali não era uma área utilizada para a lavoura, era uma área de campo – conta.

Com os problemas climáticos, a opção foi a de fazer o cultivo pré-germinado. Carvalho explica que foi usada a variedade Irga 428 na lavoura. 

– Esta variedade tem um ciclo de maturação de 124 dias e já passamos deste tempo, podemos perceber a coloração amarela já dos grãos. A lavoura está pronta para colher no dia 7 de fevereiro – afirma.

Além da lavoura para a abertura, mais meio hectare foi implantado com lavouras de arroz, soja e milho que constituem as vitrines tecnológicas que os produtores poderão visitar nestes três dias de evento.