Hortifruticultores iniciam debates e rodadas de negócios na serra gaúcha

Encontro ocorre nos pavilhões da Festa da Uva de Caxias do SulProdutores de frutas e hortaliças iniciaram nesta quarta, dia 20, uma série de atividades no sul do país com debates, rodadas de negócios e apresentação de novas tecnologias. A região da serra gaúcha é responsável pela produção de 1,8 milhão toneladas por ano.

O 3º Horti Serra Gaúcha acontece nos pavilhões da Festa da Uva de Caxias do Sul. É o terceiro ano que os produtores rurais têm esta oportunidade de descobrir o que há de novo no setor.

Só a produção de uvas e vinhos mobiliza 14 mil famílias na serra gaúcha, que buscam saber de que maneira aumentar a rentabilidade em uma área que chega a 13 mil hectares. O produtor rural Sílvio Perottoni veio assistir aos painéis técnicos que acontecem todas as tardes. Até sábado, ele deixa o trabalho de lado para buscar informação.

? Eu venho ver novas variedades, como tratamentos fitosanitários pras parreiras ? conta o produtor.

Além da parte técnica, o público pode conferir a feira do agronegócio, que consiste em um espaço com máquinas e produtos agrícolas.

A movimentação também rende boas vendas para o produtor rural Vitório Gasparetto. Ele percorre o país levando o vinho orgânico produzido pela família e descobriu que este é o segredo do negócio.

? Cerca de 85% das minhas vendas vem através das feiras de agroindústrias das quais a gente participa. Se não tivesse esta oportunidade de participar das feiras, eu acho que até já teria parado com a minha fábrica, a minha agroindústria ? afirmou Gasparetto.