Programa Lap Top na Roça vai levar informática a 500 mil agricultores

Para instalar os computadores, foram escolhidos locais que possuem antenas de telefone celular e banda largaA Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil quer aproximar a informática dos agricultores. A entidade lançou nesta quarta, dia 20, em Brasília, um programa de inclusão digital no campo.

O programa Lap Top na Roça vai construir 500 salas de informática em 800 sindicatos rurais de todo o país. A ideia é fazer com que 500 mil produtores rurais tenham acesso à internet e informação até o final de 2010.

Para instalar os computadores, foram escolhidos os locais que possuem antenas de telefone celular e banda larga. Segundo a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (DEM-TO), desta forma, 75% dos sindicatos vão oferecer o serviço. No lançamento, Kátia Abreu entregou 50 mil máquinas para equipar 100 salas de aula. Demonstrando intimidade com a tecnologia, a senadora explicou que a iniciativa deve qualificar o agricultor.

? À distância, será muito mais fácil chegarmos em lugares mais distantes com cursos de gestão, de derivativos, como levantar custos da propriedade, legislação ambiental, trabalhista. Com a internet queremos alcançar o maior número de trabalhadores rurais e agricultores para melhorar sua performance na atividade agropecuária ? disse Kátia Abreu.

Em cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, os alunos vão conhecer também o canal do produtor. Site criado pela CNA para divulgar informações, como previsão do tempo e cotação de preços dos produtos. A senadora também busca no Congresso e no governo recursos para entregar um micro-ônibus equipado com computador e internet a cada Estado do Brasil.

? Nosso objetivo não é levar o produtor a ser um expert em internet, mas ensiná-los a acessar o nosso canal, o canal do produtor porque ali nos ensinamos as informações importantes para o produtor.