ABQM elege quatro animais para 5º Hall da Fama

Associação escolheu cavalos que foram importantes para a história da raça no paísA Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) selecionou quatro expoentes, já desaparecidos, que foram importantes para a construção da história da raça quarto de milha. A homenagem ocorreu no último sábado, dia 28, no 5º Hall da Fama da entidade.

Fonte: Divulgação

Veja os animais homenageados:

Trouble Two Times

No início da década de 1970, Fauzet Farha já havia iniciado sua criação de cavalo Quarto de Milha quando decidiu expandir seu plantel. Fauzet Farha não sabia que o cavalo teria uma importância significativa nos destinos da Caruana e de seu filho, Paulo Farha, então com 11 anos. Trouble e Paulo formaram uma dupla perfeita, harmoniosa, muitas vezes campeã, além de tornaram-se grandes e inseparáveis amigos. Trouble Two Times foi contemplado com vários títulos de Registro de Mérito e contrariando o significado de seu nome, nunca foi ‘um problema em dois tempos’.

Jazzy Jay

A história de Jazzy Jay é contada por seu proprietário Luciano Borges Ribeiro, da cidade mineira de Uberaba. Segundo ele, tudo teve início em dezembro de 1988, quando em Aubrey (Texas) foi assistir a uma das tradicionais provas de final de semana. Como garanhão, produziu extraordinários descendentes como: Tina Play Lena, Scarlet Jay, Tilly Playboy, Miss Lil O’Lena, Freckles Mentira, Jazzy San Badger, Play Around, Colonel Pep Peppy, Frecklena, Mansita Playgirl, Blue Violet, Blue Serenade, entre outros.

For Tears Only

Quando o assunto é Corrida, uma das mais destacadas matrizes que é lembrada entre os criadores da modalidade é o da importada For Tears Only, filha de Dash For Cash e Dotties Tears (Reb’s Policy). Trazida ao Brasil, ao pé, pelo bauruense José Roberto Faraco Braga, foi adquirida em agosto de 1989 pelo Haras Canarim, que ficou com ela até março de 2001, ano em que se tornou a Líder das Estatísticas da Reprodução. Dois anos depois, passou a pertencer definitivamente ao Haras Fazenda Bela. Mas o maior trunfo foi através de seus filhos, que venceram importantes clássicos, acumulando em 40 produtos corridos, 17 vitórias, 6 segundos, 8 terceiros, 4 quartos e um quinto lugares, totalizando ganhos de R$ 1.284.460,00.

Keys to the Moon

Castanho, importado, nascido em abril de 1980, ganhador de US$ 32,781 e 88 pontos pela AQHA, foi 4º colocado no Campeonato Mundial AQHA. Esse filho de Son Ofa Doc e Miss JB Reed (JB King) foi trazido ao Brasil por intermédio de Sérgio Luis Cassius, de Presidente Prudente (SP). Mr Jay Bee Dee se tornou referência na reprodução da linhagem de Trabalho, tanto nos EUA como no Brasil, como pai e avô. Entre seus filhos americanos, destacaram-se na prova de Team Penning: Jay Lady Bee (241 pts. pela AQHA, campeã Mundial) e MS Jay Bee Olena (151 pts. pela AQHA, campeão Houston Stock Show de Team Penning).