Os biodigestores são compostos por um tanque elétrico com uma cobertura abaulada, que toma essa forma com o desenvolvimento do gás. O biofertilizante é outro produto desse processo, que só é possível porque os biodigestores reduzem a carga orgânica em pelo menos 60%, adequando-a ao uso. De acordo com o gerente de produto da Sansuy, Valter Saka, “os dejetos in natura são muito potentes para o meio ambiente”.
Em alguns lugares do mundo, os biodigestores não são uma novidade. A China, por exemplo, começou a utilizar biodigestores há mais de mil anos. Lá, de acordo com Saka, eles têm sistemas menores para residências e prédios comerciais, onde se trata até o esgoto humano.
Aqui, quem deseja construir um biodigestor é incentivado pelo Estado. O governo federal disponibiliza o Programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura, também conhecido como ABC. Basta apenas o produtor fazer o projeto e apresentá-lo ao banco para aprovação. O prazo para pagamento é de até 10 anos, incluindo até cinco anos de carência.