Os produtores norte-americanos de milho no Sul iniciam nos próximos dias o plantio da safra de verão 2015/2016, enquanto a soja começará a ser trabalhada em meados de abril.
Segundo a AGR Brasil, a saúde da vegetação do Sul e das planícies centrais dos Estados Unidos está melhor do que no ano passado, mas as plantas podem sofrer estresse caso não haja uma mudança para um tempo mais úmido no começo de abril.
– Chuvas em andamento deverão manter o plantio lento em todo o Delta até o final da próxima semana – diz trecho do relatório da consultoria.
No Brasil, o clima registrado no Sul é propício para colheita, enquanto em Mato Grosso e Goiás as chuvas podem atrasar os trabalhos. No entanto, como os trabalhos estão próximos do fim, as precipitações ajudarão no desenvolvimento da segunda safra.
Dólar
O relatório da AGR Brasil também comenta a valorização do dólar em relação ao real e outras moedas internacionais. Segundo a consultoria, apesar de a moeda norte-americana estar recuando no pregão de hoje, trata-se de movimento temporário de correção.
– É importante frisar que a linguagem da nova reunião do Banco Central norte americano [Federal Reserve], que será anunciada nessa quarta, dia 18, por volta das 15h horário Brasília, terá efeito direto no mercado global para o dólar – diz o relatório.
A valorização de 10% do dólar está deixando os produtos norte-americanos mais caros, fazendo que os agricultores busquem remuneração pelo lado de volume. Nesse cenário, a soja começa a ganhar força, por conta de sua rentabilidade.
– A expectativa é que a área de plantio de soja seja recorde este ano nos EUA – diz a AGR Brasil.
Conexão Chicago
Toda segunda, às 19h, no Rural Notícias, Pedro Dejneka tira dúvidas enviadas pelo público. Você pode enviar sua pergunta sobre preços e tendências pela fanpage do Canal Rural, pelo WhatsApp (11) 98524-0073 ou através do Fale Conosco do site. Saiba como obter o relatório diário da AGR Brasil no site da consultoria.
*Edição de Ivan Ryngelblum