Área de algodão plantada em MT cai 14,4%

Estimativa para safra 2014/2015 no estado está em linha com cálculos da ConabA área de algodão plantada em Mato Grosso para a safra 2014/2015 recuou 14,4% em relação ao período anterior, para 552,768 mil hectares, segundo levantamento do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea). 

Fonte: Kadijah Suleiman/Embrapa

O recuo está em linha com os cálculos divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em março para o estado, embora a estimativa do governo seja maior. O órgão estima que a área plantada, maior produtor de algodão do país, atingirá 562,7 mil hectares, queda de 12,5%. No Brasil, ela apurou recuo de 11,2% da área plantada.

Segundo o Imea, mesmo com a possibilidade de alta de 0,5% da produtividade, a produção de algodão em caroço mato-grossense deve somar 2,195 milhões de toneladas, com a produção de pluma sendo de 856,184 toneladas, baixa de 14%. A Conab espera baixa de 14,4% para a produção de caroço e pluma.

– Apesar dessa retração, tudo indica que o Brasil deva permanecer como quinto maior produtor de algodão do mundo, pelo fato de que sua área de algodão vem seguindo a tendência mundial, devido aos baixos preços internacionais. Além disso, o país também deve se manter como terceiro maior exportador – diz o Imea.

Cotações

Em relação a preços, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) constatou boa liquidez no mercado de algodão de pluma, por conta do dólar alto e a boa paridade de exportação.

– [Os] vendedores brasileiros se voltaram para as oportunidades de negociações externas, em detrimento das vendas domésticas. A paridade de exportação calculada pelo Cepea ultrapassou os preços domésticos na última quinzena do mês, o que não ocorria desde o finald e abril de 2012 – diz trecho do boletim agromensal do Cepea.

A média de fevereiro do índice Cotlook A (referente à pluma posta no Extremo Oriente) teve alta de 3,7%, na comparação com janeiro. No mesmo período, o dólar se valorizou 7% frente ao real, e a média da paridade de exportação, calculada pelo Cepea FAS (sigla para Free Alongside Ship, que descreve que o vendedor paga pelo transporte da mercadoria até o porto de embarque), porto de Paranaguá (PR), subiu 11,3%. Assim, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), os embarques de algodão ao exterior em fevereiro subiu 1,34% em relação a janeiro e 56% ante o mesmo período de 2014.