Dólar opera em queda

Pregão deve ser marcado por volatilidade, com investidores acompanhando fala do presidente do BCO dólar opera nesta terça, dia 24, em queda, mas deve registrar volatilidade ao longo do dia, com o mercado prestando atenção na fala do presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, procurando sinais de que a instituição continuará com as operações de swap, que são o equivalente à venda futura de dólar ao mercado. 

Fonte: Geraldo Magela/Arquivo Senado

Por volta das 11h49, a moeda norte-americana recuava 0,43%, cotada a R$ 3,1290 para compra e R$ 3,1315 para venda.

– Hoje o dia é de volatilidade total. O dólar começou em baixa com a decisão [da agência de classificação de riscos] S&P, os bons números vindos dos Estados Unidos e com o Tombini falando sobre os swaps – diz o gerente de câmbio da Correparti Corretora, João Paulo de Garcia Corrêa.

O presidente do BC está prestando depoimento à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Segundo as primeiras informações, ele afirmou que o atual estoque de swaps cambiais atende de forma significativa a demanda por proteção.

De acordo com Corrêa, não está claro até o momento se as operações serão mantidas. Caso sim, o dólar deve recuar ante o real. O contrário ocorrerá caso Tombini não indique prorrogação.

A moeda norte-americana recuou mais de 1% no começo do dia com a decisão da S&P de manter a nota de crédito de longo prazo do Brasil em moeda estrangeira em “BBB-”, com perspectiva estável. A decisão mantém o país dentro do grau de investimento, mas é o patamar mais baixo da classificação.

Também influencia o recuo do dólar as informações sobre a economia dos Estados Unidos. Entre os dados divulgados até o momento está o índice de preços ao consumidor, medida oficial da inflação do país, que registrou alta de 0,2% na comparação mensal e 1,7% na anual, e o indicador sobre atividade econômica PMI, que subiu de 55,1 pontos em fevereiro para 55,3 pontos março. Números acima de 50 pontos indicam expansão da economia, enquanto abaixo apontam contração.