Mesmo assim, conforme a Emater, o plantio de trigo no Rio Grande do Sul está atrasado em comparação com anos anteriores. Dos 864,5 mil hectares previstos para serem cultivados com o cereal, até agora cerca de 5% foram semeados. Nesse período do ano, a média dos últimos cinco anos era de 22% da área plantada.
? Somente depois da chuva anterior os agricultores conseguiram fazer o preparo para o plantio do trigo. Os produtores estavam esperando essa nova precipitação para colocar as máquinas no campo ? destacou o assistente técnico regional da Emater em Passo Fundo Cláudio Dóro.
Esse atraso deve ser compensado até julho, dentro do período indicado para o plantio do cereal no Estado. Alguns produtores, diz Dóro, inclusive preferem atrasar o plantio para fugir de prejuízos com a geada que pode ocorrer em setembro. Para outro grão semeado no inverno, a canola, a chuva do último final de semana ajuda na germinação e desenvolvimento da cultura. Outro produto beneficiado é o leite. O assistente técnico regional da Emater em Ijuí, Pedro Urubatan, acredita que alguns produtores já poderão colocar o gado para se alimentar das pastagens em cerca de 30 dias.
? Além do plantio das pastagens, que deve estar concluído nos próximos dias, essa chuva também traz benefícios para repor os reservatórios de água nas propriedades ? frisou Urubatan.