Produção avícola prevê queda de 3% no ano

Crise econômica do país preocupa lideranças do setor no Rio Grande do SulA produção de aves do Rio Grande do Sul nesse ano deve cair 3% em relação a 2014. A Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) discutiu com lideranças e empresários o impacto da situação da economia brasileira na cadeia produtiva do setor, nesta terça, dia 7.

Fonte: Canal Rural

Empresários estão preocupados com a situação e listam problemas: o aumento do preço dos grãos, as adequações da plataforma industrial às normas trabalhistas, os custos com a energia elétrica, a queda nas exportações e também a greve dos caminhoneiros que atingiu diretamente a produção gaúcha.

– Os custos já estão apertando e a gente acaba fazendo a lição de casa, adequando a oferta à demanda, porque você repassa custos e acaba reduzindo o poder de compra e, consequentemente, o consumo cai – explica o presidente da Asgav, Nestor Freiberger.

Para o economista da Federação das Indústrias do estado é preciso se preparar para uma situação que deve continuar até o fim do ano.

– A forma de superar isso é com muita estratégia, muito trabalho no dia a dia, porque do ponto de vista econômico a gente vai passar por um período bastante complicado – alerta André Nunes, da Fiergs.