Soja alta em Chicago é boa oportunidade para venda

Analistas alertam que movimento atual é especulativo e a tendência de preços é baixarO movimento de alta atual dos contratos de soja em Chicago apresentam excelente oportunidade de vendas, na avaliação da consultoria AGR Brasil. Para os analistas, o movimento atual é temporário e puramente especulativo, sem base fundamental.

Fonte: Pixabay

Como é típico do mês de abril, preços na Bolsa de Chicago operam sem clara direção no curto prazo, ainda presos em patamares recentes de preços. Para o médio e longo prazo, a tendência é de baixa. Entretanto, não há confiança o suficiente para pressionar demais o mercado no curto prazo, uma vez que a campanha de plantio está apenas começando nos Estados Unidos. Nas próximas semanas o clima ganha importância. O mercado aguarda o avanço de plantio na maior parte do cinturão de produção americano, assim como as primeiras chuvas da safra.

Enquanto isso, o mercado de soja chegou a subir mais de 30 centavos nas últimas duas sessões, com inspiração baseada no mercado de soja chinês. Preços do contrato de maio de soja na bolsa de Dalian, na China, vêm com forte alta nos últimos dias. Especuladores de alguns dos maiores fundos no planeta argumentam que a alta de preços de soja na China indica uma retomada do interesse chinês em soja física, o que pode resultar em maior demanda para a soja norte-americana no curto prazo.

Mas os analistas da AGR Brasil discordam dessa visão. De acordo com a consultoria, o que acontece é um movimento conhecido como short squeeze, de cobertura de posições vendidas por parte de alguns players devido à menores estoques de soja nos portos chineses. “Este é um short squeeze clássico e não indica aumento da demanda chinesa, muito pelo contrário”, aponta o relatório diário da consultoria.

Editado por Gisele Neuls

Conexão Chicago

Toda segunda, às 19h, no Rural Notícias, Pedro Dejneka tira dúvidas enviadas pelo público. Você pode enviar sua pergunta sobre preços e tendências pela fanpage do Canal Rural, pelo WhatsApp (11) 98524-0073 ou através do Fale Conosco do site. Saiba como obter o relatório diário da AGR Brasil no site da consultoria.