Gripe aviária contagia 6,9 milhões de aves nos EUA

Mais da metade dos contágios ocorreu em uma granja no estado do IowaO Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que o total de galinhas poedeiras infectadas com o vírus da gripe aviária em uma propriedade de Iowa é menor do que o inicialmente calculado. De acordo com o USDA, são 3,8 milhões de aves com a doença, menos que as 5,3 milhões estimadas antes.

Fonte: Divulgação/Pixabay

O número vai em linha com o informado pela Sonstegard Foods, dona da propriedade no condado de Harris, que afirmou que a unidade possui 3,8 milhões de galinhas poedeiras. 

– Fizemos muitos esforços para evitar que nossos animais fossem infectados, mas, mesmo assim, os testes apontam que há contágio pelo vírus da gripe aviária. Estamos trabalhando com o USDA e demais autoridades para evitar que a doença se espalhe – afirmou a empresa, em nota.

Estima-se que 6,9 milhões de aves tenham sido infectadas nos EUA pelo vírus da gripe aviária, sendo que o caso de Iowa é o maior dentre todos outros registrados até agora. Há também focos da doença em Minnesota e na Dakota do Sul.

Segundo o USDA, até o momento não há registro de pessoas infectadas pela doença. O vírus oferece pouco risco à saúde humana.